quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Encontrei (finalmente!) Rosa Maria.

Desde que assisti pela primeira vez (de muitas!) um dos melhores documentarios já produzidos sobre o samba, "Saravah" (lançado em 1972 pelo diretor francês Pierre Barouh), venho buscando um sambinha cantado no filme por Maria Bethania e Paulinho da Viola, ainda cheirando a leite, sentados numa mesinha de madeira bebendo cerveja em copo americano, "Rosa Maria":





E não é que a busca deu frutos! Primeiro descobri que o tal sambinha, escrito por Aníbal da Silva e Éden Silva, foi um dos maiores sucessos daquele que é considerado o melhor carnaval de todos os tempos, o de 1950. Depois, encontrei a letra:

"Um dia
Encontrei Rosa Maria
Na beira da praia a soluçar
Eu perguntei o que aconteceu
Rosa Maria me respondeu
O nosso amor morreu
Não sei ainda explicar qual a razão
De Rosa Maria desprezar meu coração
Eu fazia-lhe toda a vontade
Será que ela tem outra amizade?"

Por fim, um dia encontrei Rosa Maria. Não na beira da praia, a soluçar, mas sim em cinco discos diferentes: "Delicada", de Teresa Cristina e seu Grupo Semente (alô Teresa!), morenaça que costumava entusiasmar olhos e acariciar ouvidos de um grupo de paulistas embriagados (eu obviamente incluído) no Centro Cultural Carioca da Lapa do Rio de Janeiro, por volta de 2003; "Adeus Guanabara", disco espetacular de Pedrinho Rodrigues e Samba Som Sete, uma aula atemporal de Samba; "Aí Vem o Samba", clássico absoluto dos Acadêmicos de Salgueiro de 1957 (atenção pra modesta "passadinha de som" da primeira faixa-ensaio); em "Psiu!", LP do até agora desconhecido meu Carlos Samm, de 1970; e a melhor de todas, na modesta opinião deste que vos escreve, "Elza Soares - Carnaval & Samba", de 1969, com a Senhora Garrincha soltando a voz em sambas-canção espetacularmente geniais. Confira as Rosas Marias aí em baixo e, da próxima vez que estiver na beira da praia, soluce:

Teresa Cristina e Grupo Semente - Delicada (2007)

Tráques:

1. Cantar
2. A Gente Esquece
3. Fim de Romance
4. Nem Ouro, Nem Prata
5. Quebranto
6. Gema
7. Carrinho de Linha
8. Pé do Lageiro
9. Senhora das Águas
10. João Teimoso
11. Delicada
12. A Paz do Coração
13. Saudade de Você
14. Fechei a Porta/Rosa Maria/Jura

Dá um lôdi aqui, véi.

Pedrinho Rodrigues e Samba Som Sete - Adeus Guanabara (1973)

Tráques:

01 - Tenha pena de mim (C. de Souza - Babahu)
Deus me perdoe (L.Mauro - H.Teixeira)
Implorar (Kid Pepe - Germano Augusto - Gaspar)
Fechei a porta (Sebastião Motta - F. dos Santos)
Maior é Deus (Felisberto Martins - F.Martins)
Deus lhe pague (Marino Pinto - Waldemar Gomes)

02 - Rosa Morena (D. Caymmi)
Reconciliação (Marino Pinto - Waldemar Gomes)
Leva meu samba (Ataulfo Alves)
Mora na filosofia (M.C.Menezes - A. Passos)

03 - Barracão (Luiz Antonio - Oldemar Magalhães)
Lata d'água (Luiz Antonio - Jota Jr.)
Sapato de pobre (Luiz Antonio - Jota Jr.)

04 - Pois é...(Ataulfo Alves)
Sei que é covardia...mas...(A.Alves - C.Cruz)
Atire a primeira pedra (A.Alves - M.Lago)
Máscara das face (A. Cavalcanti - K.Caldas)

05 - Emilia (W.Baptista - H.Lobo)
Izaura (H.Martins - R.Roberti)
Ai! Que saudade da Amélia (M.Lago - A.Alves)
Aos pés da cruz (M.Pinto - J.Gonçalves)
Que rei sou eu (M.Martins - W.Ressurreição)Que beleza (B. de Paula)

06 - Palpite infeliz (Noel Rosa)
Feitiço da Vila (Noel Rosa - Vadico)
A Lapa (B.Lacerda - Herivelto Martins)
Madureira chorou (Carvalhinho - Julio Monteiro)
Praça 11 (H.Martins - Grande Otelo)

07 - Helena, Helena (A.Almeida - Constantino Silva)
Madalena (Ary Macedo - Ayrton Amorim)
Nos braços de Isabel (S.Caldas - S.Caldas - José Judice)
Rosa Maria (Anibal Silva - Eden Silva)
Fita amarela ( Noel Rosa)

08 - Fica doido varrido (Frazão - B.Lacerda)
Despedida de Mangueira -(B.Lacerda - Aldo cabral)
Exaltação â Mangueira (E.Brites - A.A.da Costa)
Se não for por amor (Benito de Paula)

09 - Se você jurar (I.Silva- N.Bastos - F.Alves)
Jura (J.Gonçalves - M.Ramos - A.Macedo)
Eu agora sou feliz (Mestre Gato - J.Bispo)
Nega do peito (R.Hora - S.Cabral)

10 - Vida da minha vida (A.Alves)
Menina moça (Luiz Antonio)
Mulher de trinta (Luiz Antonio)
Não me diga adeus (Paquito - L.Soberano)

Dá um lôdi aqui, véi.

Acadêmicos de Salgueiro - Aí Vem o Samba (1957)

01 - Ensaio de Ritmo Nº 1
02 - Assim Não É Amor (Eden Silva / Geraldo Jacques / Nilo Moreira)
03 - Falam de Mim (Eden Silva / Noel Rosa de Oliveira / Aníbal da Silva)
04 - Não Interessa (Eden Silva / Nilo Moreira / Aidno Sá)
05 - Esquentando a Cuíca
06 - Não Tenho Alegria (Eden Silva / Nilo Moreira / Waldemar da Silva)
07 - Obra de Deus (Eden Silva / Aníbal da Silva / Oldemar Magalhães)
08 - Felicidade É Uma Quimera (Eden Silva / Aníbal da Silva)
09 - Rosa Maria (Eden Silva / Aníbal da Silva)
10 - Ensaio de Ritmo Nº 2
11 - Desperta Vila Isabel (Eden Silva / Aníbal da Silva)
12 - Sol da Liberdade (Eden Silva / Nilo Moreira / Emanoel Gitahy)

Dá um lôdi aqui, véi.

Marcos Samm - Psiu! (1970)

Tráques:

01 - Beija-me (Roberto Martins / Mário Rossi)
02 - Ela (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
03 - Menina Esperança (Lúcio Alves)
04 - Meu Lugar (Roberto Menescal / Armando Henrique)
05 - Canto Puro Amor (Tito Madi)
06 - Faço a Festa (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
07 - De Encontro ao Vento (Eustáquio Sena)
08 - Rosa Maria (Aníbal Silva / Eden Silva)
09 - Blue (Joyce / Capinan)
10 - Alô Helô (Nonato Buzar / Wilson Simonal)
11 - Psiu (Antônio Adolfo / Tibério Gaspar)
12 - Por Quê (Nonato Buzar / Mônica Silveira) -- Minha Namorada (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes)

Dá um lôdi aqui, véi.

Elza Soares - Carnaval & Samba (1969)


Tráques:

1. Bahia De Todos Os Deuses (1996 Digital Remaster) 3:11
2. Quero Morrer No Carnaval (2002 Digital Remaster) 2:06
3. Nao Me Diga Adeus (1996 Digital Remaster) 2:21
4. Eu Chorarei Amanha (2002 Digital Remaster) 1:42
5. De Lanterna Na Mao (2002 Digital Remaster) 1:54
6. Fechei A Porta 2:25
7. Herois Da Liberdade (2002 Digital Remaster)
8. Rosa Maria (2002 Digital Remaster) 2:16
9. Eu Agora Sou Feliz 2:19
10. Que Samba Bom (2002 Digital Remaster) 2:39
11. Falam De Mim (1997 Digital Remaster) 2:54
12. Se E Pecado Sambar (1996 Digital Remaster)

Dá um lôdi aqui, véi.

7 comentários:

  1. booooooooooa, essa cena da pouca vntade de estar nesse boteco viu? Assisti o saravah qdo estava lançando pela Biscoito Fino, épocas ancestrais que nao havia utube. me sentia privilegiadíssima de ter assistido esse encontro. fiquei ainda mais fa do paulinho da viola.
    bj Fetins

    ResponderExcluir
  2. Tenho o DVD do filme em casa, Fê!!!
    Beso

    ResponderExcluir
  3. Esta semana me deparei com a mesma empreitada: encontrar Rosa Maria. Mas só cheguei até Saravah e Teresa Cristina.
    Ótimo blog, por favor, continue.

    ResponderExcluir
  4. Aldo, esta música é do carnaval de qual escola ou bloco?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tenho com o Gilberto Alves rebentando.

    Adriano Figueiredo

    ResponderExcluir