terça-feira, 12 de maio de 2009

Aracy de Almeida lá, lálálá lálá...

Lamentavelmente, muitos conhecem Aracy de Almeida somente como aquela jurada comédia do programa do Chacrinha e do Show de Calouros do Silvio Santos que estava sempre de mau humor e dispensava implacavelmente os maus cantores.

Pois saiba você, amigo, que essa mulher era considerada por ninguém menos que Noel Rosa como a melhor intérprete de suas composições. Começou cantando em igrejas do subúrbio do Rio até ser levada para o rádio por intermédio de Custódio Mesquita, que a ouviu cantar em 1933. Logo fez fama como intérprete de sambas nas rádios Philips, Mayrink Veiga, Ipanema e Tupi, e fez história com gravações antológicas de "Palpite Infeliz" (N. Rosa), "Tenha Pena de Mim" (C. Sousa/ Babaú), "Fez Bobagem (Assis Valente), "Camisa Amarela" (Ary Barroso) e "Feitiço da Vila" (N. Rosa/ Vadico). Foi, ao lado de Carmen Miranda, a maior cantora de sambas dos anos 30. Depois de atuar com sucesso na boate Vogue em Copacabana na década de 40, entre 1950 e 1951 gravou dois álbuns dedicados a Noel Rosa, que seriam responsáveis pela reavaliação da obra do poeta da Vila. Tinha uma personalidade franca e boêmia, falava sempre o que queria, e sua maneira de cantar foi determinante para definir os rumos do samba cantado por voz feminina.

O disco abaixo é um registro histórico e essencial de um de seus melhores momentos ao vivo, ao lado de Ismael Silva e MPB-4, no Show "Samba Pede Passagem", de 1966, no Teatro de Arena do Rio de Janeiro.

Aracy de Almeida e Ismael Silva - Show Samba Pede Passagem (1966)


Tráques:

1) Polêmica Wilson Batista vs. Noel Rosa
2) Pot-Pourri Ismael Silva
3) Três Apitos
4) Fita Amarela
5) Sonho de Carnaval
6) Urubu Malandro
7) Samba do Povo
8) Homenagem à Velha Guarda
9) Brincadeira de Angola
10) Arquitetura de Pobre
11) Missão
12) De Babado

Dá um lôdi aqui, véi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário